Os cinco grandes anúncios do Google I/O

io17-social

Na conferência anual de desenvolvedores do Google, realizada esta semana perto da sede da Mountain View, a empresa mostrou algumas das melhores aplicações práticas de IA (Inteligência Artificial) e aprendizado de máquinas que já vimos nos últimos tempos. Eles podem não deixar a você boquiaberto – ou, felizmente, deixa-lo sem um trabalho – mas é uma mudança incremental que mostra como o Google está colocando seu poder de computação para trabalhar.
Não esperávamos novos lançamentos de hardware este ano, em vez disso, era hora de o Google construir sobre o que vimos aqui no ano passado com relação a assistentes pessoais, AI e computação em nuvem.

Confira os cinco destaques!

1 – Google Lens
Vai demorar um pouco até que o Google Lens esteja disponível, mas hoje foi a peça central da keynote.
A aplicação utiliza o reconhecimento de imagens para identificar objetos que aparecem nas suas objectivas em tempo real. Isso significa que você pode apontar um smartphone em uma flor e ser dito exatamente o que é.

_96098161_1-1

Ou, você pode apontá-lo para o adesivo na parte de trás de um roteador wifi, que contém aquelas senhas longas e de difícil memorização que você precisa guardar ou anotar para fazer login na rede, e o aplicativo saberá que é uma senha wifi e conectá-lo automaticamente para a rede sem a necessidade de entrada manual.
Outros usos poderiam ser: apontando-lo em um restaurante e obter opiniões instantâneas ou menus, ou mesmo digitalizar um menu em uma língua diferente, tê-lo traduzido, e ser capaz de perguntar “como é que este prato?” E ser mostrado uma fotografia da refeição.
O Google não tinha data para quando o Google Lens estaria disponível. Eles disseram que seria parte de seu assistente e do App fotos no início – embora parece-me a maneira mais útil de oferecer pode ser apenas para integrá-lo no aplicativo de câmera.

2 – Um fone de ouvido Daydream
O Google anunciou sua plataforma de realidade virtual (VR) Daydream no ano passado, juntamente com um fone de ouvido bonito (mas desconfortável) que você poderia deslizar um smartphone para criar uma experiência de VR.

Pelo menos dois grandes anúncios na frente Daydream:
Primeiro, os novos dispositivos Samsung Galaxy funcionaram com Daydream. Um desenvolvimento interessante porque até agora os dispositivos da Samsung funcionavam apenas com o Gear VR, um auricular alternativo que funcionava com o Oculus VR, propriedade do Facebook.

_96098159_1-1

A Samsung fabrica a Gear VR, permitindo assim que os seus smartphones sejam compatíveis com a Daydream. Parece que Samsung se preocupa mais em ter certeza de que o Galaxy é o telefone de escolha, e se preocupa muito menos com a venda de fones de ouvidos.
O Google também anunciou que iria lançar dois fones de ouvido Daydream independentes que não exigem que você adicione um smartphone para que funcione.
Em parceria com a HTC – que já faz o headset Vive VR high-end – e Lenovo para fabricar os dispositivos.

Ainda não há data de lançamento. Os fones de ouvido usarão tecnologia de rastreamento de localização, o que significa que eles serão capazes de detectar quando você está andando.
“Daydream teve um começo desafiador”, comentou Geoff Blaber, analista da CCS Insight.
“O Google vai esperar que um fone de ouvido dedicado com desempenho superior vai ajudar a expandir ainda mais o mercado, mas o verdadeiro desafio continua a ser a falta de conteúdo.”
Bem como VR, vimos alguns experimentos com AR – Realidade Aumentada – que trouxe a tecnologia incipiente para a sala de aula.

3 – Ferramentas de foto muito inteligentes

_96098165_1-3

O App Photo do Google tem agora 500 milhões de usuários, sendo seu “molho secreto” o uso da aprendizagem automática para classificar suas fotos e entender o que elas contêm – como ver um bolo de aniversário e agrupar fotos do mesmo dia da “festa de aniversário”.
O próximo passo é ajudá-lo a compartilhar suas fotos com mais facilidade. Durante a keynote, o Google discutiu como as pessoas costumam tirar muitas fotos, mas não acabam fazendo nada com elas.

_96098163_1-2

Usando o reconhecimento facial, o Google Fotos agora irá detectar, digamos, o seu companheiro Bob e sugerir automaticamente que você envie a foto, ou um grupo deles, direto para Bob. A ideia é remover um pouco do atrito com o compartilhamento de fotos.
Bibliotecas compartilhadas dá um passo adiante, permitindo que você compartilhe, por exemplo, qualquer foto de seus filhos automaticamente com seu parceiro. O software reconhecerá os rostos e criará o álbum para você. Se você começa a ficar preocupado com sua privacidade, o Google assegurou a todos que não haveria compartilhamento inesperado de fotos que você deseja manter em segredo. Veremos.
Usando a aprendizagem da máquina e AI (notando um padrão aqui?), O aplicativo também irá remover objetos indesejados de imagens, pois quando algo feio estraga um bom disparo.

4 – VPS – sistema de posicionamento visual
A maioria de nós esta familiarizada com GPS – sistema de posicionamento global – mas essa tecnologia só pode chegar até você. Embora seja ótimo para viajar em torno de grandes áreas, o GPS tem limitações reais quando você precisa de algo mais preciso.
O Google acha que o VPS – sistema de posicionamento visual – é como preencher essa lacuna. Usando Tango, uma tecnologia de visualização 3D, VPS procura objetos reconhecíveis ao seu redor para trabalhar onde você está, com uma precisão de alguns centímetros.

mediaitem96098065

O chefe de realidade virtual do Google, Clay Bavor, disse que um aplicativo usaria o VPS para encontrar a localização exata de um produto em uma grande loja.
“GPS pode levá-lo até a porta”, disse o Sr. Bavor no palco, “e então VPS pode levá-lo para o item exato que você está procurando”.
O problema no momento – e é grande – é que quase nenhum smartphone tem tecnologia Tango, e assim, mesmo se o VPS estava pronto hoje, poucas pessoas poderiam usá-lo. A Lenovo lançou um dispositivo ativado pelo Tango no ano passado, e outro será apresentado em algum momento de 2017.

5 – Uma Home melhor do Google (e Assistente no iPhone)
O Home do Google, assistente autônomo da empresa, fez um começo modesto, mas ainda fica atrás do dispositivo Alexa da Amazon.
O Google anunciou alguns novos recursos projetados para conter essa lacuna. Primeiro é chamada – agora você pode fazer chamadas usando a Home, e seus recursos de reconhecimento de voz tornam possível para diferentes membros da família para chamar a partir de seus próprios números separados através do mesmo dispositivo.
O dispositivo também agora oferecerá informações pró-ativas, em vez de apenas respostas a perguntas que você fez. O exemplo dado no palco foi um aviso sobre o tráfego intenso – por referência ao Google Calendar, o assistente foi capaz de saber que o usuário precisava estar em algum lugar em um determinado momento, e que o tráfego no caminho era intenso.
“Assistência proativa” pisa uma linha muito fina – estes dispositivos trabalham atualmente em um falar-quando-falado-à base, e todos gostariam de vê-lo permanecer essa maneira.
O Google também está lançando um SDK – kit de desenvolvimento de software – para permitir que desenvolvedores de terceiros integrem o assistente do Google em seus próprios produtos. Isso vem em resposta à Amazon fazendo o mesmo com Alexa.

Porque temos um Blog?

Acreditamos que podemos contribuir com as notícias e novidades aqui publicadas, muitas vezes conteúdos únicos e outras coisas que realmente acreditamos que seja importante para que nossos visitantes saibam.

Por isso manteremos sempre que possível este setor de nosso site atualizado. 

Que tal você publicar também? Se você gosta e deseja que suas publicações apareçam em nosso blog, entre em contato para concedermos seu acesso para realizar publicações.

Cade sua empresa na Internet?

Precisa fazer sua empresa aparecer mais na internet e conquistar mais clientes? Que tal falarmos sobre o assunto?

Algumas outras Publicações

Veja Todos